Há incontáveis maneiras de modificar um aviãozinho para melhorá-lo e colocá-lo em boa condição de vôo. Fundamentalmente é uma questão de tentativa e erro até se chegar ao modelo definitivo.

Como evitar os piores erros? Na maioria dos casos, as quedas são causadas por três fatores: as folhas (o aviãozinho de papel gira em torno do seu próprio eixo), o lançamento (jogá-lo com o bico muito levantado ou para baixo) e a guinada (o avião de papel voa em círculo). Isto pode ser prevenido melhorando a estabilidade da aeronave. Especialistas descrevem a seguir as três condições que devem ser atendidas para manter o equilíbrio da inclinação, da variação e da queda.

Leveza, sem fazer uma dobra muito forte para cima – sem inclinar – as extremidades de trás (o flap), para cima ou para baixo, em ambos os lados por igual, a menos que se queira que o avião tenda a um lado específico. Defina bem a cauda, sendo a parte mais à retaguarda da fuselagem do aviãozinho. Dobre a fuselagem do avião ligeiramente para a esquerda ou à direita, isso muda a posição de inclinação, assim influindo na direção que o aviãozinho voará. Fixe um clipe para papel na parte da frente da fuselagem.

Aumente o casco e, para isso, dobre mais profundamente entre as asas. Quanto maior o corpo, mais estável é o aviãozinho. Ao mesmo tempo, a asa não deve ser pequena demais.
Dobre as extremidades como flaps. Em ambas as asas, dobre os pequenos triângulos das pontas para cima. Isto melhora a planabilidade, a estabilidade e o ângulo do voo. Aviso: as dobras precisam ser feitas de maneira estritamente paralela ao casco. Além disso, a asa precisa ter a largura suficiente.

Você ainda pode colocar um estabilizador vertical no meio do seu avião fazendo uma dobradura. Dobre a aba para a direita, e o seu aviãozinho vai fazer este movimento durante o voo, ou dobre à esquerda, quando você inclina a aba para a esquerda. Os estabilizadores podem ser dobrados para fazer o ar correr para baixo. Dobre-os para cima e o aviãozinho voa com o bico para cima, dobre para baixo e irão imbicar o avião durante o voo.

Dobre as asas com capricho! Isto significa que você deve dobrá-las para cima, vistas da dianteira do aviãozinho elas precisam ter o formato de Y. Quando está voando o aviãozinho se expande um pouco, então o corpo do avião é mais largo e ao mesmo tempo força as asas ligeiramente para baixo. Para alguns aviõezinhos com asas grandes, os formatos em S podem dar maior poder às asas. Basta passar o polegar e o dedo indicador diversas vezes na direção da parte traseira das asas e dobrar suavemente com a unha até produzir um discreto arredondamento. É importante prestar atenção à simetria das asas e ter paciência no trabalho.

Para quem tem mais ambição e quer melhorar os lançamentos em nível profissional, a melhor maneira é gravar os lançamentos com uma câmera e analisar os esforços em câmera lenta para identificar os erros e modificar os movimentos.

PLAY THE GAME
NEXT EVENTS
Check-In
RESULTS
Longest Airtime
1
祺彦 何 (CHN)
14.53 SEC
2
Karol Gut (POL)
14.22 SEC
3
이정욱 서강대학교 (KOR)
14.19 SEC
Longest Distance
1
Giovanni Mamea (NZL)
59.00 M
2
Addison Asuchak (CAN)
57.70 M
3
Joshua Steward (NZL)
53.00 M
Aerobatics
1
Dragomir Roussev (BUL)
30.00 PT
2
Mauricio Gonzalez (MEX)
30.00 PT
3
Dennis George (IRL)
30.00 PT
Longest Airtime
1
Danilo (BRA)
12.01 SEC
Longest Distance
1
Roberto Duarte Cidral (BRA)
30.80 M
Aerobatics