Catarinense e goiano vão disputar na Áustria o titulo em distância e tempo de voo, respectivamente.

Mais de 300 pessoas lotaram o centro olímpico da UNB nesta quarta-feira (9) para assistir a final nacional do Red Bull Paper Wings, maior torneio de aviões de papel do mundo. No meio de muita animação, com direito a diversas apresentações das baterias da universidade, o catarinense Roberto Cidral levou a melhor na categoria distância, atingindo a marca de 30, 8 metros. Já na categoria tempo o campeão foi o goiano Danilo Silva, que conseguiu fazer sua aeronave planar por 12,01 segundos. Os dois vencedores seguem para a final mundial do evento que acontece nos dias 8 e 9 de maio na cidade de Salzburg na Áustria.

Para o veterano Roberto Cidral, aluno de filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina, a vitória era certa. “Estou muito feliz, mas eu já sabia que ia ganhar. Desde a ultima edição do campeonato, em 2012, eu venho me preparando para isso. Na época eu não competi, apenas assisti a etapa na minha faculdade e desde lá eu venho treinando para ganhar. Na época eu prometi para o meu filho que ia vencer, pratiquei bastante e levei a melhor, agora é treinar para a final mundial” afirmou Roberto, que em 2012 estudava teologia e agora cursa filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina.

Já para o estudante Danilo Silva, aluno de administração da Universidade Federal de Goiânia, a vitória foi uma mistura de treino e sorte. “Eu treinei antes de vir pra cá, mas como o nível da competição estava muito alto eu não achei que ia levar. Eu fiz dois tipos de avião: o que me fez levar a melhor na etapa de Goiânia e o que eu venci aqui hoje. Eram modelos diferentes, por isso que eu acho que um pouco de sorte me ajudou a vencer. Vou treinar bastante agora para tentar levar a melhor no mundial” concluiu o goiano.

A final nacional da campeonato foi disputada entre os cinco melhores colocados de cada categoria (distância e tempo), que participaram das etapas classificatórias da competição, que aconteceram durante todo o mês de março em mais de 20 universidades de todo o Brasil. Além dos cinco finalistas, também disputaram os dois vencedores da etapa da UNB, que aconteceu antes da final nacional da competição.

Para terem chance na Áustria, os dois participantes precisam treinar muito, já que o recorde mundial da competição em distância de voo é de 69, 14 metros e o de tempo de voo é de 27, 9 segundos.

A final mundial do Red Bull Paper Wings acontece nos dias 8 e 9 de maio no famoso hangar 7 na cidade de Salzburg na Áustria e será disputada entre mais de 200 universitários do mundo todo. O Red Bull Paper Wings surgiu em 2006 e está em sua 4a edição (2006, 2009, 2012 e 2015).

PLAY THE GAME
NEXT EVENTS
Check-In
RESULTS
Longest Airtime
1
祺彦 何 (CHN)
14.53 SEC
2
Karol Gut (POL)
14.22 SEC
3
이정욱 서강대학교 (KOR)
14.19 SEC
Longest Distance
1
Giovanni Mamea (NZL)
59.00 M
2
Addison Asuchak (CAN)
57.70 M
3
Joshua Steward (NZL)
53.00 M
Aerobatics
1
Dragomir Roussev (BUL)
30.00 PT
2
Mauricio Gonzalez (MEX)
30.00 PT
3
Dennis George (IRL)
30.00 PT
Longest Airtime
1
Danilo (BRA)
12.01 SEC
Longest Distance
1
Roberto Duarte Cidral (BRA)
30.80 M
Aerobatics