De Avião de Papel até... À Áustria!

Portugal entre os 80 países participantes no Red Bull Paper Wings 2015.

Já começou a contagem decrescente para a edição de 2015 do Red Bull Paper Wings, que reúne em Salzburgo no próximo fim-de-semana (8 e 9 de maio) 197 participantes de 80 países. Portugal volta a marcar presença, com um trio de estudantes de engenharia que prometem lutar pelo título.

Depois das várias competições nacionais do Red Bull Paper Wings à volta do Mundo – uma dinâmica que envolveu cerca de 46 mil candidatos em 535 etapas – já começou a contagem decrescente para o momento mais esperado: a Final Mundial. A edição de 2015 está agendada para o próximo fim-de-semana no emblemático Hangar 7, um espaço de vanguarda que alberga uma coleção de aeronaves de todas as épocas e está localizado em pleno aeroporto de Salzburgo. Um total de 197 participantes de 80 países vão animar este mundial, número que representa um marco na competição.

Seguindo as regras internacionais da Paper Aircraft Association (PAA) e os regulamentos do Guinness World Record, os aviões de papel são construídos no local a partir de uma simples folha de papel A4 com peso máximo de 100 gramas, com excepção para os modelos acrobáticos onde é permitida a construção prévia e uma maior sofisticação técnica. Em causa estão os títulos mundiais em três categorias – Distância de Voo, Tempo de Voo e Acrobacia.

Apurados numa Final Nacional disputada há cerca de um mês, os nossos representantes partem para a Áustria motivados para levar longe o nome de Portugal. Em comum têm não só o facto de todos serem estudantes de engenharia mas também a ambição de fazer história. Andreé Miranda, que entra na categoria de Acrobacia, coloca bem alto a fasquia:

“Quero trazer da Áustria o título e tudo farei para o conseguir. Tenho treinado muito e estou a contar cativar o júri com algumas surpresas.”

Também confiante, Dragos Hosman vai bater-se na categoria de Tempo de Voo:

“Quero ir o mais longe possível e acho que consigo superar a marca dos 7,25 segundos que fiz na final nacional.”

A representação lusa fica completa por Armando Volta (na Categoria de Distância de Voo).