Voar com os pés bem assentes na terra!

Depois de sete etapas que percorreram o país em busca dos melhores pilotos, chegou a hora de medir forças na Final Nacional do Red Bull Paper Wings! O encontro está marcado para o próximo sábado (28 de março), com a ação a decorrer no Hangar Red Bull Paper Wings no Almada Forum. É daqui que vai sair a equipa portuguesa para a Final Mundial, que reúne na Áustria representantes de 90 países.

Mostrando que é possível voar com os pés bem assentes na terra, o Red Bull Paper Wings percorreu o país durante o último mês em busca dos melhores pilotos de… aviões de papel! Um conjunto de qualificações que arrancaram na Universidade do Porto, visitando depois o Instituto Superior Técnico (Lisboa), a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (Almada), o Pavilhão Desportivo Municipal da Penha (Faro), a Universidade de Coimbra, a Universidade do Minho e – finalmente – o Instituto Politécnico do Porto.

Levando muito a sério o lema “o objetivo é voar, não aterrar!”, a terceira edição portuguesa do Red Bull Paper Wings entrou já em contagem decrescente para o momento mais aguardado: a Final Nacional onde os melhores de cada região vão “voar” inspirados pela possibilidade de representarem o nosso país numa Final Mundial. O encontro está marcado para o próximo sábado 28 de Março, a partir das 15 horas, no Hangar do Red Bull Paper Wings no Almada Forum. Este “voo” terá a duração de cerca de duas horas e vai ser comandado pelo apresentador Fernando Alvim. Pelo meio haverá ainda espaço para uma demonstração de aeromodelismo com o Campeão Nacional da modalidade, Pedro Precioso. A entrada é livre.

A competição decorre de acordo com as regras internacionais da Paper Aircraft Association (PAA) e os regulamentos do Guinness World Record, envolvendo um júri de três elementos. Nas categorias de Tempo de Voo e Distância de Voo, os participantes têm de construir os seus aviões na hora usando para isso folhas A4 com um peso máximo de 100 gramas (folha fornecida pela Navigator – papel oficial). Aqui todos os tipos de ajuda ou dispositivos suplementares são proibidos e os vencedores apurados após a respetiva medição e cronometragem (duas tentativas). Apenas a categoria de Acrobacia permite que os aviões venham montados de casa, sendo no local avaliados quando à sua construção, criatividade e performance de voo (os concorrentes têm um minuto).

A última edição do Red Bull Paper Wings, realizada em 2012, mobilizou mais de 37 mil participantes de 83 países – Portugal incluído. A Final Mundial deste ano está prevista para os dias 8 e 9 de maio no emblemático Hangar 7, situado em pleno aeroporto de Salzburgo, na Áustria.

FINALISTAS
RED BULL PAPER WINGS 2015 LOCAL

André Miranda – Lisboa
Armando Volta Porto – IPP
Cyrill Brito – Faro
David Barbosa Porto – FEUP
Diogo Espírito Santo – Caparica
Dragos Hosman – Faro
Emanuel Felizberto Porto – FEUP
Fabrício Monteiro – Lisboa
Filipe Monteiro – Guimarães
Francisco Neto Porto – IPP
Hélder Carvalho – Guimarães
João Morais – Faro
João Vasco – Lisboa
Miguel Lourenço – Caparica
Nuno Lucas Porto – FEUP
Pedro Taveira Porto – IPP
Rafael Garcia – Coimbra
Raphael Correira – Coimbra
Ricardo Ribeiro – Coimbra
Rui Fernandes – Guimarães
Rui Pires – Caparica

CALENDÁRIO
RED BULL PAPER WINGS 2015

FINAL NACIONAL
28 MAR | Almada: Almada Fórum

FINAL MUNDIAL
8/9 MAI | Áustria, Salzburgo – Hangar 7

QUALIFICAÇÕES NACIONAIS
26 FEV | Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
03 MAR | Lisboa: Instituto Superior Técnico
04 MAR | Almada: Faculdade de Ciências e Tecnologias – Universidade Nova de Lisboa
12 MAR | Faro: Pavilhão Desportivo Municipal da Penha
18 MAR | Coimbra: Cantinas da Universidade de Coimbra
24 MAR | Guimarães: Campus de Azurém – Universidade do Minho
25 MAR | Porto: Pavilhão do Instituto Politécnico do Porto

OS RECORDES MUNDIAIS:
Maior Distância de Voo: 63,19 metros (Stephen Krieger / EUA / 2003)
Maior Tempo de Voo: 27,9 segundos (Takuo Toda / Japão / 2009)

OS CAMPEÕES MUNDIAIS RED BULL PAPER WINGS:
Maior Distância de Voo: 50,37 metros (Tomas Beck / Rep. Checa / 2012)
Maior Tempo de Voo: 10,68 segundos (Elie Chemaly / Libano / 2012)
Acrobacia: Ryan Naccarato e Tomasz Chodryra

Mais informação em:
www.redbullpaperwings.com
www.redbull.pt